A Fetaemg esteve reunida nessa quinta-feira, 26, em Belo Horizonte, com funcionários de sindicatos responsáveis pela emissão da DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF. O encontro teve por objetivo principal treinar esses colaboradores para emissão da referida declaração aos agricultores familiares que a solicite nos sindicatos.
“Toda e qualquer ajuda para fortalecer o Movimento Sindical e a Agricultura Familiar é válida e deve ser prioridade, passamos por um momento difícil e é hora de nos unirmos para avançarmos, estamos a 50 anos lutando ao lado classe trabalhadora rural e a nossa luta deve continuar”, pontuou o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, em sua fala durante o encontro.
A DAP é o principal documento para o acesso a diversas políticas públicas, entre elas: o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), PNHR, PNAE, PAA, entre várias outras. Além dos agricultores familiares, são beneficiários da DAP: assentados de reforma agrária, pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores, aquicultores, quilombolas e indígenas.
Estão previstos ainda treinamentos regionais a serem previamente agendados em todos os polos da Fetaemg, a começar pelo polo Sul de Minas (AlFfenas) nos dia 3 de maio.