Trabalhadoras Rurais mineiras participam do terceiro curso nacional de Formação Política Sindical de Mulheres em Brasília

Trabalhadoras Rurais mineiras participam do terceiro curso nacional de Formação Política Sindical de Mulheres em Brasília
6 anos atrás

MULHERES DF 2

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, através da Escola Nacional de Formação – ENFOC, promove de 2 a 6 de julho, na capital Brasília, o 3º Curso de Formação Política Sindical para as Mulheres e conta com a participação de 4 trabalhadoras da agricultura familiar mineira. “Um caminhar da luta feminista” é um dos temas do encontro.

Representam a Fetaemg e as companheiras Valdete Sirqueira e Sebastiana Zanon, ambas coordenadoras regionais de Mulheres Trabalhadoras Rurais; a assessora da Federação, Maria Aparecida, além de Lavínia Lamas (coordenadora regional de Jovens).

O encontro objetivou alinhar as ações voltadas à atuação das mulheres na perspectiva da educação popular, feminista e classista, o empoderamento enquanto mulheres, atrizes políticas e sujeitos coletivos e a sua participação autônoma nos espaços de poder.

Tratou-se ainda, na oportunidade, sobre as construções em torno da Marcha das Margaridas 2019, organizada pela Contag, e que acontece em Brasília, sempre no dia 12 de agosto. A ocasião lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

“O encontro nos leva a significativas reflexões. Adquirimos aqui grande conhecimento. Aprendemos que somos nós, somente nós, as impulsionadoras que podem unir outras pessoas em torno daquilo que buscamos, pois possuímos o poder da transformação, persuasão, envolvimento e motivação. Aprendemos que somos capazes e devemos multiplicar esse conhecimento onde quer que estejamos, sendo respeitadas e reconhecidas como integrantes de uma sociedade”, destacou Lavínia Lamas.

O curso é coordenado pela Secretaria de Mulheres da Contag e surgiu a partir das demandas identificadas pela Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais que, em Minas Gerais, é representada por Alaíde Bagetto, coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais.

A atuação das mulheres trabalhadoras rurais é uma ação afirmativa e trabalha ainda direitos como à previdência social rural, à sindicalização, o salário maternidade, à titulação conjunta da terra; as cotas e à paridade nos espaços de decisão dos Sindicatos, entre outros.

“Todas as nossas ações visam contribuir para o empoderamento feminino e um curso de Formação contribui ricamente para essa finalidade. É ainda uma grande oportunidade para tratarmos à Marcha das Margaridas 2019, pois acredito que será novamente extraordinário. É preciso mobilizar e envolver as mulheres do Movimento Sindical para o nosso fortalecimento como Mulheres organizadas”, conclui a Coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres, Alaíde Bagetto.