A Fetaemg, por meio das suas coordenações regional e estadual de Mulheres, reuniu trabalhadoras rurais em Montes Claros nos dias 19 e 20 de julho para a VI Marcha do Coletivo de Mulheres Organizadas do Norte de Minas. Centenas de mulheres participaram dessa mobilização que busca alertar para a necessidade de continuarmos atentos a situação da atual conjuntura política do país, os riscos do desGoverno Temer e seu impacto na vida das mulheres, da sociedade em geral, além de chamar a atenção para o “andar dos nossos processos democráticos e a construção do projeto Bem Viver para o Campo e a Cidade”.
A reflexão acerca do empoderamento e protagonismo feminino, em todos os âmbitos da sociedade, também foram lembrados. Promoveu-se ainda a comercialização de produtos dos empreendimentos exclusivamente liderados por mulheres, como proposta concreta de ilustração da resistência, em contraposição ao modelo de economia que geralmente se apresenta.
A programação completa contemplou ainda momentos de plenárias, oficinas, formação e debates. No decorrer dos últimos anos a Fetaemg têm investido na formação das Mulheres Trabalhadoras Rurais, pois igualmente aos homens trabalhadores rurais, são alicerces dentro do Movimento Sindical.
A Fetaemg esteve representa pela sua coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Lúcia Bagetto, pela coordenadora estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, Marilene Faustino, pela diretora do polo Norte de Minas, Sandra Rosa Medeiros Costa, além da coordenadora regional de Mulheres, Eliane Souto e a coordenadora regional de Jovens Trabalhadores Rurais, Naiara Oliveira.
#firmesnaluta