Regionais Noroeste e Rio Doce definem seus representantes na etapa estadual da Copa de Juventude Rural da Fetaemg

7 anos atrás

As finais regionais da 1ª Copa de Juventude Rural da Fetaemg movimentaram os campos do interior de Minas no último domingo, 22. Em Paracatu, na disputa pelo título de campeão regional Noroeste, o Lagoa Grande levou a melhor e venceu o Urucuia por 2 x1. Em Governador Valadares, o Goiabeira venceu o Timóteo por 1 x 0 tornando-se campeão regional Rio Doce. O 3º lugar foi conquistado pelo Tarumirim após vencer o Mendes Pimentel por 2 x 0.

Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg, parabeniza os jogadores afirmando que todos são vencedores e que o esporte é um instrumento de inclusão e desenvolvimento social: “Todos nós somos campeões. O esporte é o elo para nós dialogarmos com a juventude, oferecer possibilidades para o jovem se livrar das drogas e outros vícios, opção que nos ensina o significado da união e disciplina e, sobretudo, reforça nós mesmos que a união pode muito em seus efeitos. Espero que a partir deste campeonato vocês nos ajudem a construir um país melhor, mais justo, humano e igualitário”.

Até o fim deste mês serão realizadas as finais regionais em todos os 12 polos da Fetaemg, de onde sairão os times que participarão da etapa estadual, que começa em novembro.

Ação pioneira da Fetaemg, a Copa é o primeiro evento esportivo do Estado voltado exclusivamente ao trabalhador do campo. Participam homens e mulheres de 16 a 32 anos, agricultores familiares, que vivem e trabalham em áreas rurais de MG. Desde o início do campeonato, já participaram mais de 200 times, com 98 municípios envolvidos.

A proposta do campeonato é oferecer mais diversão à juventude rural, discutir políticas públicas e a participação dos jovens no Movimento Sindical.  A Copa também é um incentivo à sucessão rural, pois é um atrativo para que a juventude possa permanecer no campo tendo acesso à atividades de lazer e cultura.

Lideranças sindicais prestigiam finais regionais

Prestigiando a partida em Governador Valadares, estiveram presentes a coordenadora da comissão estadual de juventude da Fetaemg, Marilene Faustino, a diretora da regional Rio Doce, Juliana Matias, o presidente do STR de Caratinga, João da Fonseca, o presidente do STR de Mendes Pimentel, Antônio da Silva, o presidente do STR de Timóteo, Francisco de Sales Assis e o presidente do STR de Goiabeira, Deusoline Pires.

Em Paracatu, participaram o presidente do STR de Urucuia, Antônio Verto, o presidente do STR de Lagoa Grande, Eladio Lino da Silva, e o presidente da associação do bairro, José Benedito Santana.