Programa Futuro no Campo investe na juventude rural

Programa Futuro no Campo investe na juventude rural

Objetivo é criar oportunidades para a permanência do jovem no campo.

Com o propósito de fortalecer o protagonismo do jovem, garantindo a sua permanência no meio rural, a Fetaemg, representada pelo coordenador Estadual de Juventude Rural, Lucas Martins e pelos assessores Cassiano Almeida e Roberta Corsino, participou do lançamento do programa Futuro no Campo, nesta segunda feira (04/11), em Belo Horizonte, na sede da Emater-MG.

O programa é uma iniciativa do governo do estado com a finalidade de oportunizar a participação de jovens rurais em projetos de desenvolvimento elaborados pela Emater-MG.

Para participar, o candidato deve ter entre 16 e 29 anos, ser agricultor (a) ou filho (a) de agricultor (a) familiar. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de novembro, nos escritórios locais da Emater.
O programa pretende beneficiar 500 jovens em 2025 e as vagas serão distribuídas entre os seguintes eixos: Projeto Jovens do Café, Projeto Jovens do Leite, Jovem Empreendedor Rural (nas áreas de olericultura, fruticultura, apicultura e avicultura de postura.)

Os cursos serão oferecidos na modalidade híbrida (virtual e presencial), abrangendo conteúdos como gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital.

“Este programa não apenas fortalece a agricultura familiar, mas também assegura a permanência da juventude no campo, promovendo o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades”, destaca o coordenador Estadual de Juventude Rural/Fetaemg, Lucas Martins. Ainda conforme o coordenador, a diversidade dos projetos, aliada ao ensino híbrido e à inclusão digital, prepara os jovens para enfrentarem os desafios do setor e inovarem em suas atividades. “Esse é um passo importante para o futuro do campo e para o fortalecimento da nossa juventude”, explica.