Na última quarta-feira (16), as ruas de Brasília se transformaram em um espetáculo de cores e determinação, com milhares de Margaridas vindas de todos os cantos do nosso Brasil. Balões, bandeiras, chapéus, faixas e ritmos contagiantes preenchiam o ar enquanto as Margaridas percorriam cerca de 6 quilômetros, unidas por um propósito nobre: a busca pela reconstrução do Brasil e pela construção de uma sociedade baseada no bem-estar.
A nossa Fetemg, segue a tradição, e novamente mobilizou uma das maiores delegações de Margaridas do país. Sob o encanto dos balões, elas embelezaram a Marcha, somando-se aquele ambiente de emoção e construção de boas memórias.
Alaíde Moraes, coordenadora estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, expressou o seu agradecimento: “Quero agradecer a cada trabalhadora rural e agricultora familiar que deixou suas atividades diárias para tornar este grande ato uma realidade. Agradecemos aos Sindicatos e suas equipes, ao presidente da nossa Federação, Vilson Luiz da Silva, a nossa diretoria e assessores da FETAEMG, além de todos que direta ou indiretamente colaboraram para este evento extraordinário. Continuamos juntas em prol da Reconstrução do Brasil e do Bem Viver!”
No palco montado na Esplanada dos Ministérios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas autoridades anunciaram medidas de grande importância em resposta à Pauta da Marcha das Margaridas, dentre estas:
- Assinatura da portaria para a reinstalação do Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres Agricultoras do Campo;
- Duplicação dos pontos destinados às mulheres no Programa de Reforma Agrária, com um aumento de 10 pontos em relação aos homens;
- Estabelecimento da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo; e muito mais.
A Marcha das Margaridas é um poderoso movimento que reúne mulheres do campo, floresta, águas e cidades em uma marcha simbólica e engajada, visando a luta por direitos, igualdade de gênero, melhorias nas condições de trabalho e o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.
A luta persiste, inabalável, como uma inspiração contínua para todos nós.