Diretores e funcionários de dezenas de sindicados mineiras tornaram-se aptos hoje (19) a emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Trata-se do documento de identificação da agricultura familiar e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física), quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).
Obtida a declaração os trabalhadores(as) passam a ter acesso a crédito através do Pronaf, ou do Programa de Aquisição de alimentos (PAA), e o Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE), programas estes que além de aumentar a renda dos agricultores e valorizar seus produtos, ainda cumpre o papel importante de levar até a mesa dos brasileiros produtos de qualidade.
A declaração possibilita ainda aos trabalhadores e trabalhadoras o acesso a aproximadamente 15 políticas públicas, servindo também como comprovação, reconhecida por diversos órgãos, da atuação do homem e da mulher do campo de sua atividade profissional.
O curso foi promovido pela Fetaemg, por meio do seu Departamento de Política Agrícola e Cooperativismo.
A luta não para!