Informe-se no seu sindicato ou faça contato com a Fetaemg.
A luta continua!
Os jovens agricultores(as) familiares de Minas Gerais celebram o acesso ao Pronaf Jovem! A conquista veio a partir do diálogo entre a FETAEMG, CONTAG e o banco do Brasil para melhor adequar o sistema da instituição financeira em relação a necessidade e características da Juventude. A conquista se tornou realidade quando a proposta à linha de crédito foi inserida na pauta do GTB 21, após apresentação da pauta junto ao Plano Safra, do governo federal.
“O Pronaf Jovem é de suma importância para o(a) jovem desenvolver os projetos agrícolas na comunidade, contribuir com a economia da família e para os municípios e estados que vierem a implementar o programa”, pontua a jovem Marina Dias, de Jordânia.
Representando a FETAEMG, o diretor de Política Agrícola da nossa Federação, Marcos Vinicius, contribuiu para o diálogo junto ao banco do Brasil e a Contag e afirma que essa realização demonstra que é possível pensar em linha de crédito e oportunidade para a Juventude. “Ao acessar o Pronaf Jovem estamos fortalecendo a sucessão rural, portanto queremos ver toda a juventude do campo colocando seus projetos em prática e usando os recursos do programa”, exalta Marcos.
“A Juventude Rural deseja permanecer na roça, ajudar a família, plantar, colher e escoar a produção, mas existe a carência de recursos e incentivos, assim, o Pronaf Jovem chega como elemento determinante na tomada de decisões para nossa Juventude quando está em jogo a permanência no campo”, pontua Bruno Freitas, coordenador estadual da Juventude Trabalhadora Rural da Fetaemg.
O total do crédito do Pronaf Jovem é de até R$ 20 mil, com juros de 6% ao ano, tendo 10 anos para pagar, com até 3 anos de carência. Para acessar a linha de crédito, o(a) jovem precisa ter a DAP Jovem ativa ou o CAF PRONAF, sendo que toda a documentação utilizada na proposta será dos pais.