Intercâmbio possibilita troca de experiências na produção e comercialização na agricultura familiar.

Intercâmbio possibilita troca de experiências na produção e comercialização na agricultura familiar.

Teve início, nesta terça (08), em Montes Claros, o Intercâmbio de Experiências sobre Organização da Produção e Acesso a Mercados. A iniciativa tem como proposta o intercâmbio entre as regiões sudeste, centro oeste e sul para a troca de experiências sobre organizações associativas e cooperativas, abrindo caminhos para o fortalecimento da produção na agricultura familiar e, consequentemente, para a conquista de novos mercados.

Marcos Vinicius, diretor de políticas agrícolas e cooperativismo da Fetaemg.

O diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg, Marcos Vinícius, destaca a importância da troca de experiência entre cooperativas dos estados do centro sul. “Este evento nos possibilita aprender uns com os outros, trocando saberes e experiências de vivência nas nossas cooperativas”, explica o diretor.

Organizações associativas e cooperativas de hortifrúti, hortaliças, frutos do cerrado e produção de mel da região de Montes Claros assumem um papel importante nesse cenário, pois terão a oportunidade de mostrar os seus trabalhos na organização da produção e comercialização.

Serão três dias de intensas atividades focadas em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção, aquisição de insumos, processamento, agroindustrialização e acesso aos mercados. Os participantes também farão uma análise de parcerias com outras entidades e organizações, especialmente com os poderes públicos, visando potencializar a produção e o mercado.

O intercâmbio é realizado pela Contag, com parceria do Senar.

A Fetaemg participa junto com as demais federações como parceiras.