Oficina de Base: “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
A FETAEMG em parceria com a CONTAG realizam na cidade de Itaobim a segunda Oficina de Base no estado de Minas Gerais nos dias 27 a 29 de dezembro, são dezenas de trabalhadores(as), representando 32 Sindicatos do Baixo e Médio Jequitinhonha.
A Fetaemg é representada pelo seu presidente e deputado federal, Vilson Luiz da Silva, pelo diretor de Política Agrícola e Cooperativismo, Marcos Vinicius Dias Nunes, pela diretora de Políticas Sociais e Previdência Social, Maria Alves, pela coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Lúcia Bagetto e assessores da região. Por sua vez a Contag é representada pelo seu secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto e pelos(as) assessores(as) Evandro Morello, Marcos Pereira e Lorena de Freitas Severino.
O diretor regional da Fetaemg, Marcelo Pereira, iniciou os trabalhos e falou da relevância da realização do encontro para alinhamento de informações, aprendizado e troca de experiências.
O objetivo principal da ação é reunir lideranças das federações e sindicatos para realização de debates que tratem demandas objetivas das regiões onde residem esses homens e mulheres do Campo, bem como a construção de compromissos comuns que fortaleçam a ação e prática sindical.
Para o deputado Vilson é preciso contagiar o povo do Campo para que todos venham a atuar em conjunto pela Agricultura Familiar e o Movimento Sindical. “Os esforços devem contar com lideranças da Juventude, Mulheres, idosos, entre outros, com ações que trabalhem formação técnica, ações nas bases e interlocução política em todos os aspectos”, enalteceu o presidente.
Os temas Sustentabilidade Política Financeira e Agroindustrialização e Serviços: Práticas agrícolas para o desenvolvimento estiveram entre os temas escolhidos para serem trabalhados na região em ações efetivas a curto prazo.
Os desafios do Movimento Sindical, Reforma Sindical, balanço da 6ª Marcha das Margaridas 2019 e debates sobre o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e para a Plenária Nacional da Terceira Idade, entre outros temas, também constam na pauta do encontro.
Juntos e mais fortes!