Há 57 anos, precisamente no dia 27 de abril de 1968, nasceu a Fetaemg, uma entidade sindical com o propósito de defender o homem e a mulher do campo que não tinha vez e voz.

Há 57 anos, precisamente no dia 27 de abril de 1968, nasceu a Fetaemg, uma entidade sindical com o propósito de defender o homem e a mulher do campo que não tinha vez e voz.
18 horas atrás

Há mais de cinco décadas, foram muitas batalhas por melhores condições de vida das famílias rurais. Consequentemente, alcançamos conquistas, como por exemplo, o direito à previdência social; o respeito e a valorização do pequeno produtor, ao se enquadrar, por meio de lei federal, como agricultor familiar; a luta pela reforma agrária para quem não tinha um pedaço de terra; a valorização e o respeito dos assalariados e assalariadas rurais por meio de acordos e convenções coletivas de trabalho; a criação da Coordenação e Comissões de Jovens e Mulheres para promover a organização e a visibilidade dessas categorias, garantindo e ampliando o acesso às políticas públicas.

Esses são apenas alguns exemplos. Foram inúmeras conquistas que tivemos ao longo do tempo, que só foram possíveis graças à nossa organização, unidade e muita luta com as grandes mobilizações que realizamos ao longo desses anos.

A vida do Movimento Sindical nunca foi fácil. Hoje tentam calar nossa voz e nos enfraquecer. Mas isso não vai acontecer, simplesmente porque a classe trabalhadora é muito grande e tem força de mobilização para lutar pelos seus direitos.

Vamos fortalecer ainda mais a nossa unidade, perseverança e compromisso. Enquanto estiver luta, haverá conquistas.

Lembremos do nosso saudoso Papa Francisco: “Não há Sindicato sem trabalhadores e não trabalhadores livres sem Sindicatos.”

Parabéns à nossa Fetaemg e o nosso carinho especial a todos e todas que ajudaram a construir a história da Fetaemg. E com certeza, continuaremos a escrever mais páginas de lutas e conquistas.

Vison Luiz da Silva
Presidente da Fetaemg