Fetaemg representa a juventude rural brasileira em encontro do Cone Sul na Argentina

7 anos atrás

Os jovens rurais brasileiros estão representados pela Fetaemg no 4º Encontro da Juventude Trabalhadora do Cone Sul, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro na Argentina. O evento é promovido pela Federação Sindical Mundial, e neste ano trouxe como tema central “O Papel dos Jovens Trabalhadores no Contexto da Crise Global. Participaram jovens dos países que compõem o Cone Sul, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.

A comitiva da Fetaemg é composta pela diretora da comissão estadual de juventude rural, Marilene Faustino, a diretora regional do polo Rio Doce, Juliana Matias e os integrantes da Comissão Estadual de Juventude, Lavínia Lamas, Mateus Ribeiro, Gabriel de Almeida e Lucas Ferreira. Durante os três dias, foram debatidos assuntos como o modelo de organização   sindical   e   a   juventude   trabalhadora   como   sujeito   de   ajuste   do   sistema capitalista.  Além   dos   debates,   houve   a  conferência   com   o   tema   “Crise   Mundial   –   O Imperialismo e a Oportunidade Histórica do Proletariado.” Atividades culturais diversas também fizeram parte da vasta programação.

Para Marilene Faustino, o encontro é uma oportunidade de os países alinharem ideias em prol de uma sociedade mais justa para a classe trabalhadora, em especial os jovens. “Precisamos fazer esse diálogo e construir ações contra as investidas do capital que quer esmagar nossa juventude trabalhadora. A elite brasileira  deu um golpe institucional  e precarizou as condições de trabalho. Juntos aqui vamos construir um plano de ação para fortalecer nossa luta sindical por uma sociedade mais justa e igualitária, do jeito que acreditamos.” Afirmou.

A Fetaemg não tem medido esforços para fortalecer e qualificar a Juventude Rural. A presença  da  Federação  nesse   encontro   é   a   comprovação   de   todo esse esforço,  da mesma forma os sindicatos, que passaram a incentivar e investir nos jovens, que a cada dia demonstram sua força e vontade de lutar por dias melhores para os jovens do campo.

“A juventude rural de trabalhadores e trabalhadoras é eficiente e acreditamos no seu potencial de crescimento. Porém precisamos, de forma organizada, através dos sindicatos e juntamente com a Coordenação da Juventude da Fetaemg, nos mobilizar para atuarmos de forma efetiva, sejam quais forem as nossas ações”.  Afirmou Vilson Luiz  da Silva, presidente da Fetaemg.