Foi aberto nesta terça-feira (18/03), em Belo Horizonte, o I Seminário Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – modalidade Compra Institucional -, com o objetivo de abrir diálogo entre compradores, representantes de órgãos da administração pública federal e fornecedores, organizações de agricultores familiares e movimentos sociais para esclarecer as regras de adesão ao PAA. A ideia é ampliar o volume de recursos contratados em Minas Gerais, possibilitando maior participação de agricultores na comercialização de seus produtos pelo Programa, além de incentivar a alimentação saudável e sustentável.
Num primeiro momento, o diálogo foi com representantes de instituições federais, compradoras dos produtos da agricultura familiar.

O diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg, Marcos Vinícius, que participa do seminário, juntamente com diretores dos Polos Regionais e assessores, destaca que o PAA é a porta de entrada do agricultor familiar para os mercados. “Se nos alinharmos melhor com as entidades de compra e com a Conab, conseguiremos fazer com que mais agricultores comercializem seus produtos nesses mercados institucionais.
Nesta quarta-feira (20/03) o diálogo é com fornecedores, que são os agricultores familiares, para que conheçam melhor o PAA e saibam atender as chamadas públicas do contrato com as entidades de compra.
O seminário é realizado pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário em Minas gerais.