Entre os dias 14 e 20 de julho, a Fetaemg participa da 89ª Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa. O evento é uma parceria entre a universidade e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais.
Uma temática recorrente nas pautas da Fetaemg, a água, é também o tema central do evento que busca debater entre comunidade e academia os impactos que os mananciais tem sofrido, e quais os meios a agricultura tem para preservar esse bem.
A abertura oficial aconteceu no dia 16, e teve participação massiva da Federação. Vanderley Chilese, diretor do Polo Regional da Zona da Mata, pontuou durante a solenidade a importância do agricultor familiar participar: “É importante para nós, porque é um espaço onde os agricultores têm acesso ao conhecimento e podem compartilhar aquilo que eles sabem também. São muitos cursos e palestras que agregam muito para que possamos melhorar a vida do trabalhador rural”.
Sebastiana Zanon, Coordenadora Regional de Mulheres da Zona da Mata, discursou na solenidade sobre como esse espaço acadêmico se torna plural ao agregar e destacar o trabalhos dos agricultores familiares, uma vez que na realidade brasileira, poucos deles tiveram a oportunidade de estudar.
A Semana do Fazendeiro é aberta ao público, e além de palestras e cursos também conta com exposições e atividades culturais.