“Mulheres do Campo de Minas Gerais: Trajetórias de Vida, de Luta e de Trabalho com a Terra” é o nome do livro lançado no último dia 26 de junho, com a participação de 12 mulheres trabalhadoras rurais de Minas Gerais, oportunidade em que uma companheira de luta da Federação contou um pouco da sua trajetória de vida. Para participar desta biografia coletiva, a Fetaemg indicou a assentada Neuzi de Fátima Pinto. Ela que é da cidade de Bonfinópolis, é mãe de 5 filhos e começou seu trabalho no Campo aos 12 anos de idade.
Neuzi conta que levava almoço para seu pai na roça e aos poucos aprendeu a preparar a terra e a plantar. Aos 14 anos saiu da roça e foi trabalhar em uma casa de família, retornando para sua cidade aos 18 anos, tendo trabalhado com o esposo na terra de seus país até conseguir seu próprio canto para continuar os trabalhos. “É um momento especial pra mim, o convite foi uma agradável surpresa feita pela Fetaemg, por meio da nossa coordenadora estadual de mulheres, a Alaide, o que me deixou feliz e surpresa”, completou Neuzi.
Hoje ela ainda mora no Assentamento Tamboril, em Santa Fé, é casada e apenas a filha mais nova ainda mora com ela. Atualmente dedica-se ao plantio e a criação de animais e vive da comercialização da sua produção. O livro apresenta ainda um diagnóstico da rotina e desenvolvimento das Mulheres do Campo de Minas Gerais e foi produzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Fundação João Pinheiro (FJP) e entidades parceiras. O diagnóstico se deu por meio da recuperação de dados estatísticos adquiridos e ainda através dos registros disponíveis e apresentados por essas mulheres.
Complemento do Livro
O livro deu origem a doze livretos que tiveram por objetivo contar a biografia das mulheres que participaram dessa pesquisa, tendo seu alvo o público infanto-juvenil e um DVD contendo ao todo 8 vídeos produzidos que foram veiculados no programa “Mulher” na série Mulheres do Campo de Minas Gerais.
Prestigiaram esse momento em nome da Fetaemg, a diretora do Departamento Financeiro, Maria Rita Fernandes, a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Bagetto e a Assessora Jurídica, Sônia Mara Prata. Representou a Contag, Lorena Freitas. Diversas autoridades do legislativo, executivo e entidades afins participaram da cerimônia de lançamento do livro.
#mulheresdevalor