A Fetaemg participa nos dias 19 e 20 de junho de mais uma etapa do Circuito Alimentação, em Juiz de Fora, Zona da Mata. A proposta do projeto, acampada amplamente pela Federação cotidianamente, trabalha nos dois dias do evento a realização de oficinas, palestras e trabalhos em grupos para capacitação de gestores públicos, entidades da sociedade civil e agricultores familiares.
Durante o encontro a Fetaemg teve a oportunidade de compartilhar com os presentes experiências práticas de quem a 50 anos atua junto a classe trabalhadora rural e é responsável pela realização da Agriminas, feira que é modelo de eficácia de bons resultados quando o assunto é “a exposição de produtos da Agricultura Familiar”. O Circuito é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Emater-MG e demais entidades representativas.
Em Minas Gerais, 30% dos alimentos nas escolas, no mínimo, deve ser preenchido com a compra de alimentos da agricultura familiar, atendendo 759 escolas públicas. Sendo privilegiados produtos típicos de cada região, como forma de contemplar os que ali plantam. A Fetaemg atua para essa capacitação, inclusive durante a Agriminas com palestras e debates. A busca dessa harmonia é necessária, o produtor se torna apto a vender e o comprador, órgão público, apto a comprar. A orientação vai desde o plantio, questões burocráticas, preparo para o escoamento e logística.
“Formas Organizativas da Agricultura Familiar” foi o tema da palestra ministrada pelo diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg, Marcos Vinícius Dias, que esteve acompanhado do diretor do polo Zona da Mata, Vanderley Antônio Chilese e assessores da Federação.
A ideia é potencializar a promoção e ampliação das atividades da Agricultura Familiar junto aos diferentes mercados institucionais. A Fetaemg, através da Agriminas e de um consistente e continuado trabalho na Base, faz esse papel de fomentador da Agricultura Familiar frente ao mercado externo.
Vale destacar que a edição 2018 da Agriminas bateu todos os recordes de outros anos, quando a promoção de novos negócios, que geram significativa renda e oportunidade para a classe trabalhadora rural, se torna o ponto alto da feira, para além dos dias da sua realização, emprego e visibilidade para as famílias também fazem parte desse composto de sucesso.
Sempre na luta!