O presidente Vilson Luiz da Silva e o diretor de Política Agrícola e Cooperativismo, Marcos Vinícius dialogam com o Banco do Brasil, nesta terça (17), para garantir que as famílias sejam de fato contempladas com os recursos do Pronaf.
Por meio de constantes reuniões com os agentes financeiros, o objetivo é estreitar as parcerias para que os problemas de acesso aos recursos sejam sanados, especialmente com relação à liberação de novas linhas de crédito para a Safra 2024/2025, é fundamental que os Sindicatos estejam aptos a levar as informações até a base.
“Não podemos deixar que os recursos disponibilizados no Plano Safra 2024/2025 não cheguem às famílias. Por isso precisamos dirimir os problemas junto aos agentes financeiros”, explica o presidente.
Vilson esclarece que a Fetaemg representa o trabalhador (a) rural, o assalariado (a) e o agricultor (a) familiar e para todas as categorias existem linhas de crédito específicas que irão impulsionar não só as atividades no campo, mas também a economia nos municípios.
Uma das dificuldades apresentadas, durante a reunião, pelos representantes dos Sindicatos e lideranças, é a demora na liberação dos recursos, e muitos vezes, as famílias não conseguem o acesso às linhas de crédito.
O diretor de Política Agrícola e Cooperativismo/Fetaemg, Marcos Vinícius, explica que em relação às linhas de crédito convencionais não há grandes dificuldades, o desafio é em relação às especiais, como por exemplo para a agroecologia.
Uma das estratégias apresentadas na reunião para ampliar e facilitar o acesso aos recursos, é a possibilidade de credenciamento dos STRs como correspondentes bancários via BBTS – BB Tecnologia e Serviços para operacionalização do crédito.