Com o tema Água e Saneamento Básico, Práticas Agroecológicas, Perspectivas para a Juventude Rural no Vale do Jequitinhonha, a Fetaemg marcou presença no II Fórum de Educação do Campo, realizado no último dia 19 de maio na cidade de Serro. A Federação teve a oportunidade de tratar às Perspectivas para a Juventude do Campo.
Participaram do encontro representantes das comunidades locais, Escola Estadual Professor Leopoldo Pereira, Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serro, através da sua funcionaria Josane Rocha e do prefeito de Serro, Guilherme Simões Neves.
O II Fórum da Educação do Campo surgiu como proposta para a prática de ensino dos alunos do curso de licenciatura em Educação do Campo (LEC) e tem como finalidade discutir práticas relacionadas a Agroecologia nas regiões de origem dos estudantes da LEC e dos moradores do Distrito de Milho Verde.
Também foi debatido no encontro o tema “Água e Possíveis Sistemas de Saneamento Básico”, exposto pela Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais COPANOR e Secretaria de Meio Ambiente. Os estudantes presentes fizeram uma apresentação em que abordam as Práticas Agroecológicas Tradicionais Locais.
A Fetaemg esteve representada por meio da sua diretora do Departamento Financeiro, Maria Rita Fernandes e da assessora do departamento de Educação do Campo, Ellen Vieira Santos. Contou ainda com a presença do coordenador regional da juventude, Mateus Ribeiro.
Resistir é avançar!