Após 11 anos de paralização, o processo de regularização fundiária rural foi retomado e a Fetaemg, representando milhares de famílias de posseiros do estado de Minas Gerais, esteve presente para acompanhamento e colaboração à retomada dos trabalhos, no mês de julho, nas cidades de Divisópolis (19) e em Mata Verde (20).
O processo de regularização fundiária rural define e consolida a ocupação de terras devolutas por agricultores familiares que não possuem o título de propriedade ou estão em situação irregular.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), está realizando em diversas cidades, com o acompanhamento de entidades de representação dos posseiros, audiências públicas para debater o assunto. Esses encontros se fazem necessários como forma de dar publicidade ao processo e debater os termos que orientam a regularização fundiária.
A Fetaemg, presente nos encontros por meio da sua diretora do polo Baixo/ Médio Jequitinhonha, Maria das Graças Pinheiro e do assessor Antônio Carlos, tem papel fundamental em todo processo, pois mobiliza, direciona o processo de cadastramento destes, orienta quanto a correta forma de proceder e a importância da obtenção do título de posse, etapa seguinte a regularização fundiária rural.
Firmes na luta!