O segundo dia do 4º Festival foi recheado de atividades interessantes para os cinco mil jovens que estão no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, nessa semana. Teve de tudo: Painéis Temáticos, Rodas de Conversa, Oficinas e Exposições, teve o Espaço Educar e Cuidar da Saúde, o Espaço Jovens Margaridas, o Espaço Paulo Freire e o Espaço Inovar Juventude Rural. E não acabou por aí, ainda ocorreram atividades paralelas a essas.
Nas rodas de conversa, por exemplo, foram tratados temas como Agroecologia, Reforma Agrária, Comitês Populares de Lutas, Saúde mental, inclusive com o recorte da acessibilidade e ativismo LGBTQIA+, e participação de mulheres jovens na Marcha das Margaridas.
Juventude rural enche o plenário da Câmara dos Deputados em Sessão Solene
Mais de 250 jovens, participantes do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, foram ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 26, para acompanharem a Sessão Solene em homenagem à Juventude Rural.
A delegação da Minas é composta por cerca de 600 jovens, o que a torna uma das maiores no evento. Para Mateus Ribeiro, de Turmalina-MG, trata-se de uma oportunidade ímpar para aprendizado. “ Vivemos aqui uma oportunidade única e incrível, falo de coração, esse encontro, minimamente, nos ajuda a restaurar os sonhos e a expandir horizontes, observamos a variedade de sentimentos e aprendizados nesse curto convívio e isso é fantástico, é uma oportunidade para plantar o desejo de ir além do que já é conhecido por cada jovem”, exata Mateus.
O encerramento do 4° Festival Nacional da Juventude Rural acontecerá nesta quinta-feira (27) com a caminhada do Pavilhão em direção à Esplanada dos Ministérios, onde será realizado o ato político. A expectativa é que o governo apresente, neste ato, as medidas tão aguardadas pela juventude rural.