A primeira semana do mês de setembro teve um significado especial para os moradores de Divino-MG e a Fetaemg, novamente esteve presente para marcar essa data, fruto de uma longa caminhada junto aos que mais precisam. A data foi marcada pela entrega das placas dos grupamentos que foram beneficiados pelo Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF). O programa possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento.
O projeto, que na oportunidade atende mais de 100 famílias, contou com a parceria direta da Fetaemg, STTR e vários parceiros e lideranças. Para realizar a entrega oficial, a Fetaemg enviou o seu diretor do polo Zona da Mata, Vanderlei Chilese e as assessoras Taís Araújo e Ana Laura.
Dentre as bandeiras de luta que a Fetaemg trava tanto em MG, como também em Brasília, estão a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com estruturação orçamentária e financeira, física e de quadro de pessoal, nos âmbitos nacional e estadual, com fortalecimento das Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário, para garantir maior efetividade, e, consolidação dos programas e políticas públicas destinadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável e solidário, a garantia de recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Crédito), sendo o valor dividido para o custeio e também para investimento do ano safra 2018/2019 da agricultura familiar, com redução das taxas de juros de 2,5% para 1,5% ao ano e de 5,5% para 2,5% ao ano, dentre outras.
#reformasoseforAGRARIA