O papel estratégico das trabalhadoras rurais e os desafios para a retomada dos Direitos foi o tema principal do Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, na cidade de Manhuaçu, no último dia 17 de maio. O encontro segue deliberação firmada durante o planejamento prévio das ações a serem realizadas pela Comissão de Mulheres para o ano de 2018.
O entendimento da Coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Bagetto, é que é chegada a hora de “colocar a mão na massa” e enfrentar os desafios surgidos com coragem, “na ocasião do nosso planejamento levantamos os temas relevantes para o Campo e definimos a melhor forma de atuarmos, retomamos aqui esses pontos e orientamos a melhor forma de agir com eficiência. O desafio é materializar esse planejamento no dia a dia, das coisas mais simples as mais complexas”, concluiu Alaide. A participação das mulheres em conselhos, a organização de feiras, a visibilidade da produção das mulheres no Campo e as reuniões de mulheres nas comunidades são parte da execução desse planejamento realizado pela Fetaemg.
O tema “paridade de gênero” também esteve em pauta. Através da luta das mulheres a Contag passou a ter 50% de homens e 50% de mulheres em sua composição depois de 53 anos da sua existência e o desafio permanece, dentro das federações, e sobretudo, nos sindicatos. Essa é uma luta que ainda precisa ser vencida para um número considerável de sindicatos. Houve um tempo em que só os homens participavam das atividades dos sindicatos e até a participação efetiva das mulheres ser uma realidade, muito trabalho e luta aconteceram, por isso é hora de olhar adiante e pensar na efetiva paridade entre homens e mulheres.
“Encontros como estes são importantíssimos para que as mulheres se reconheçam como sujeitas de direitos, como trabalhadoras, e assim se sentam encorajadas e empoderadas para ocuparem lugares de decisões e espaços de poder, principalmente no campo e no movimento sindical, historicamente ocupados pelos homens”, pontuou a assessora da Federação Shirley Mara durante o encontro.
A Fetaemg esteve representa por meio da sua coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Lúcia Bagetto, da diretora do Departamento Financeiro, Maria Rita Fernandes, do diretor suplente do polo Leste do Rio Doce, Manoel Pereira Lopes, do vice-presidente em exercício da Federação, Paulo da Natividade Silva, do diretor do polo local, Felipe Rodrigues Filho e das assessoras Maria Aparecida (Cida) e Shirley Mara Ramos. Estiveram presentes ainda Silvana Gomes Damasceno Labanca, Secretária Regional de Mulheres e a sua Vice-Secretária, Maria Aparecida de Lourdes Silva.
A resistência vai continuar!