Educação no campo é tema de seminário na Microrregião da Serra Geral

Educação no campo é tema de seminário na Microrregião da Serra Geral

Com a proposta de fortalecer a educação no campo, abrindo caminhos para que jovens de comunidades rurais tenham acesso a uma educação de qualidade, sem perder o vínculo com o meio rural, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da microrregião da Serra Geral, juntamente com a Fetaemg, estão se organizando para a implantação da Escola Família Agrícola (EFA) no Norte de Minas.

A implantação da EFA foi discutida durante do 1º Seminário Territorial da Serra Geral de Educação no Campo, nesta sexta feira (25/10), em Porteirinha, com a participação do coordenador Estadual de Juventude Rural da Fetaemg, Lucas Martins, juntamente com a diretora do Polo Regional Norte, Regilane Silva Santos e assessoria, além de dirigentes sindicais e representantes do poder público municipal.

O coordenador de Juventude Rural, Lucas Martins, explica que A educação no campo é essencial para conectar a juventude à identidade rural e ao território, valorizando os saberes locais e fortalecendo a agricultura. “Quando aliada a uma educação sólida e conectada ao contexto rural, essa formação promove uma sucessão rural sustentável, permitindo que os jovens permaneçam no campo e tragam renovação e desenvolvimento para suas comunidades”, ressalta.

Os participantes dialogaram sobre a educação no campo na perspectiva da juventude rural, e tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de uma Escola Família Agrícola.

Alunos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de EFA’s, além de professores da rede municipal e estadual de ensino, trocaram experiências para fortalecer a educação no campo.

O Encontro serviu também para fazer uma reflexão sobre a educação atual e as perspectivas para o futuro da agricultura familiar na microrregião da Serra Geral, com foco na agroecologia.