Representantes da Fetaemg e da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA) reuniram-se na última terça-feira, dia 19, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, em busca da inclusão das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) no programa Pé de Meia.
Lucas Martins, coordenador de Jovens da Fetaemg, representou a nossa Federação tanto no evento de lançamento do programa em MG, quanto na reunião prévia ao evento com o ministro.
No encontro com o representante do Governo, reivindicou-se a inclusão dos alunos das EFAs nesse programa. O programa Pé de Meia visa oferecer incentivos financeiros a estudantes de baixa renda do Ensino Médio, incentivando-os a permanecerem engajados nos estudos e evitar o abandono escolar.
“Destaquei para o ministro que essa segregação contribuirá para o abandono das escolas do campo e, até mesmo, do próprio campo”, enfatizou Lucas. O ministro comprometeu-se em dar atenção à demanda trazida, de forma a possibilitar a referida inclusão das EFAs.
Também na tarde dessa terça-feira, o grupo reuniu-se com a equipe da Secretaria de Educação de Minas Gerais para discutir questões relacionadas ao apoio do governo estadual às EFAs, especialmente no que diz respeito às pendências financeiras enfrentadas por essas escolas no estado.
A luta não pode parar!