Há vinte anos, em 16 de abril de 1998, por meio da Portaria n° 10/1998 do Ministério Extraordinário de Política Fundiária, era criado o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), cujo objetivo é garantir a escolarização dos povos do campo. A Fetaemg compõe essa História, já que, desde sua criação é parceria do programa.
Ao comemorar os vinte anos de Educação do Campo, resgatamos o Decreto Federal n° 7.352/2010 que a institui como política pública. Com isso, anunciamos que a luta é contínua, tendo em vista, a atual conjuntura do país e os desafios que se seguem.
Assim, a Fetaemg, manifesta que graças à parceria estabelecida com o PRONERA e com as demais políticas públicas de Educação do Campo, muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais foram alfabetizados, elevaram a escolaridade, inclusive acessaram o ensino superior.
A atuação do PRONERA se une a forte atenção dada pela Fetaemg aos assentados da Reforma Agrária, que entende ser um prejuízo incalculável a ameaça de descontinuidade da política, bem como, a insuficiência de recursos financeiros para executar novos cursos.
A Fetaemg acredita firmemente que a permanência da política pública de Educação do Campo, seja através do PRONERA, seja pelas Licenciaturas do Campo e outras ações, é de suma importância para a realização do projeto de campo e de nação que lutamos para concretizar.
“Estamos construindo história para mais vinte anos ou mais, pois, continuaremos a pressionar o Estado para a realização da Reforma Agrária e por um Brasil com Educação. Por fim, parabenizamos a todas as universidades de Minas Gerais e do país, que têm resistido e somado conosco, continuaremos juntos”, afirma o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva.