Combatemos o projeto de Lei do Veneno do Governo Federal e incentivamos os produtos orgânicos – Soluções ecologicamente corretas para substituir os agrotóxicos

Combatemos o projeto de Lei do Veneno do Governo Federal e incentivamos os produtos orgânicos – Soluções ecologicamente corretas para substituir os agrotóxicos
6 anos atrás

REPOLHO

O desmatamento, a poluição nas cidades, nos campos, rios e oceanos, deixa-nos constantemente expostos a diferentes tipos de toxinas, seja qual for a modalidade de Agricultura. Mesmo quando optamos por uma alimentação saudável, encontramos dificuldades em adquirir alimentos orgânicos, que não possuam vestígios de venenos, tipo de alimento que a propósito, o desGoverno Temer e os atuais beneficiados da Política, ameaçam dificultar o acesso, não permitindo que estes sejam vendidos nos supermercados, projeto ainda em tramitação no Congresso. A Fetaemg já se manifestou sobre o assunto e continuará combatendo essa tentativa, que só beneficiará os grandes produtores.

A parte a questão dos orgânicos, recentemente a proposta do PL 6299/02 – Projeto de Lei que permite o uso indiscriminado de agrotóxicos, surgiu para ameaçar a população e a Agricultura, o Movimento Sindical também é contra e vem lutando para que essa proposta seja derrubada na Câmara Federal, em Brasília. Essa luta também é nossa.

Sugerimos alternativas, ecologicamente corretas, para substituir de forma simples os agrotóxicos.

  • Besouros: coloque chá de arrudas misturado com óleo mineral emulsionável.
  • Formigas: plante gergelim próximo à horta ou observe enquanto as formigas levam as folhas cortadas, o local exato do formigueiro e, então, tampe sua abertura.
  • Fungos: pulverize com chá de cebola picada bem miúda.
  • Grilos: plante tajete (flor de fundo amarelinha) perto de sua horta.
  • Lesmas e caracóis: corte pedacinhos de batata crua, abóbora ou chuchu, salpique com bastante sal e, durante a noite, espalhe-os nos locais infestados.
  • Mariposas e lagartas: plante alecrim, menta, losna ou sálvia e faça uma catação manual.
  • Moscas, pernilongos ou mosca branca: Plante citronela, amasse as folhas e bata para o cheiro evaporar. Também pode-se aquecer em água, ou ainda, usar uma colher (de sopa) de essência de citronela para um litro de água.
  • Pulgões, cochonilhas e grilos: ferva em água fumo de rolo com restinhos de sabão. Depois é só pulverizar a mistura.

Pelo fortalecimento do Movimento Sindical, por uma alimentação saudável, pela vida e por nossos Direitos.

Firmes na luta!