Cientes do papel que desempenham dentro e fora do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representantes das Comissão Estadual de Jovens Rurais/Fetaemg, se reuniram entre os dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Estudos Sindicais da Federação, em Belo Horizonte, com a proposta de organizar e fortalecer a atuação da categoria.
O grande desafio está em garantir a sucessão rural, para que os jovens se sintam valorizados e permaneçam no campo, com qualidade de vida. Para isso, é fundamental que tenham de fato acesso às políticas públicas destinadas à categoria.
Essa foi uma das preocupações apresentadas pelo grupo durante o encontro, pois, apesar de existirem programas de incentivo à permanência do jovem no campo, como por exemplo, as linhas de crédito do Pronaf e do Terra Juventude, muitos ainda não conseguem acesso aos recursos devido à entraves.
Outro importante assunto discutido, é a necessidade de maior inserção nos debates políticos, começando nos municípios e levando as discussões até o governo federal para apresentar as demandas e dificuldades dos jovens no meio rural.
O grupo ainda discutiu sobre as propostas da juventude rural que serão apresentadas na 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural, na Contag, em novembro, e também, sobre o Jovem Saber – programa da Contag, em parceria com as Federações e Sindicatos, que visa fortalecer a organização rural e participação da juventude na vida comunitária e na luta sindical.