Com foco na organização sindical, jovens rurais debatem diretrizes de atuação durante encontro em BH

Com foco na organização sindical, jovens rurais debatem diretrizes de atuação durante encontro em BH

Cientes do papel que desempenham dentro e fora do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representantes das Comissão Estadual de Jovens Rurais/Fetaemg, se reuniram entre os dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Estudos Sindicais da Federação, em Belo Horizonte, com a proposta de organizar e fortalecer a atuação da categoria.

O grande desafio está em garantir a sucessão rural, para que os jovens se sintam valorizados e permaneçam no campo, com qualidade de vida. Para isso, é fundamental que tenham de fato acesso às políticas públicas destinadas à categoria.

Essa foi uma das preocupações apresentadas pelo grupo durante o encontro, pois, apesar de existirem programas de incentivo à permanência do jovem no campo, como por exemplo, as linhas de crédito do Pronaf e do Terra Juventude, muitos ainda não conseguem acesso aos recursos devido à entraves.

Outro importante assunto discutido, é a necessidade de maior inserção nos debates políticos, começando nos municípios e levando as discussões até o governo federal para apresentar as demandas e dificuldades dos jovens no meio rural.

O grupo ainda discutiu sobre as propostas da juventude rural que serão apresentadas na 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural, na Contag, em novembro, e também, sobre o Jovem Saber – programa da Contag, em parceria com as Federações e Sindicatos, que visa fortalecer a organização rural e participação da juventude na vida comunitária e na luta sindical.