Os desafios para garantir assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares foi o tema do Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e outras políticas públicas para a agricultura familiar, promovido pela Contag, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em Brasília.

O diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg, Marcos Vinícius, que participou do seminário juntamente com as assessoras Adriana Nascimento e Roberta Corsino, explica que apesar de avanços em relação ao acesso às linhas de crédito, e de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), é necessário investir mais na assistência técnica para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos. “É preciso criar condições para que o agricultor e a agricultora possam se aperfeiçoar e profissionalizar em sua produção”, explica o diretor.
O Seminário teve a participação das Federações dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag’s) de todos os Estados e de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Durante o evento os participantes iniciaram a construção de uma pauta de negociação com o governo federal com o objetivo de fortalecer a produção na agricultura familiar.
