Dezenas de agricultores(as) familiares de MG participaram na capital mineira, nessa segunda-feira, 5 de junho, na sede da EMATER (BH), de evento com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para assinatura de acordo para promoção de boas práticas trabalhistas na cafeicultura. A nossa Federação está entre os atores desse processo e assina o documento.
O objetivo do acordo é estimular a formalização das relações de trabalho na cafeicultura. O acordo prevê, dentre outras particularidades, que esses trabalhadores contratados só para a colheita (safristas) voltem a receber o Bolsa Família após a colheita, que se encerra em outubro.
“Com isso, o trabalhador com carteira não vai ser desqualificado do Bolsa Família, por exemplo. Isso vai trazer segurança tanto para quem trabalha quanto para o produtor rural. Tenho certeza que esse acordo vai dar muita segurança para todos nós, afirmou o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva.
A produção de café em Minas representa mais da metade da produção nacional, com um valor estimado de R$ 30,5 bilhões. A preocupação com a sustentabilidade da produção de café no Brasil tem sido levantada pelos compradores internacionais.
A luta não para!