Com o objetivo de reafirmar o compromisso pela dignidade e valorização do trabalho no campo, a Fetaemg, juntamente com entidades patronais e governo, assinou o Pacto pelo Trabalho Decente na Agricultura em Minas Gerais.
A cerimônia ocorreu, nesta quarta-feira (20/11), durante a Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte, e reuniu representantes de instituições públicas e privadas comprometidas com a formalização e a promoção de um ambiente de trabalho digno, sustentável e socialmente responsável no campo.
O pacto prevê a criação de mesas permanentes tripartites, coordenadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), com debates periódicos para manter o diálogo entre trabalhadores e empregadores, de forma a manter as boas condições de trabalho no meio rural com foco especial em saúde e segurança.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destaca que, com a assinatura do Pacto, foi dado um passo importante, no sentido de promover o diálogo e as boas práticas para garantir o trabalho seguro e sustentável no campo. “A cafeicultura, majoritariamente formada por pequenos e médios agricultores deve ser modelo de produção responsável e justa”, destaca o presidente.
A assinatura do Pacto pelo Trabalho Decente na Agricultura une esforços entre representantes dos trabalhadores, empregadores e governo com a meta de ir além das exigências legais, ao propiciar um ambiente digno e de valorização da mão de obra do trabalhador assalariado rural, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia produtiva agrícola.