De 05 a 09 de julho, Belo Horizonte recebeu a 11ª edição da Agriminas, a maior feira de agricultura familiar de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, os resultados foram extraordinários, superando todos os recordes das edições anteriores. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) reuniu um público de cerca de 70 mil pessoas, em cinco dias de feira, mobilizando milhares de pessoas, direta ou indiretamente, em todos estado, um aumento de 25% com relação ao ano passado, cujo montante de negócios girou em torno de R$ 5 milhões.
Segundo o presidente da FETAEMG e idealizador da Feira, Vilson Luís da Silva, essa edição foi um sucesso. “Essa edição superou todos as expectativas e nos faz acreditar ainda mais no potencial do trabalhador e trabalhadora rural, estou muito feliz. O mais importante do evento é a promoção de novos negócios que geram renda, emprego, mobilidade social, visibilidade para as famílias e sobretudo esperança. E a Feira só só é possível graças ao amor e dedicação dos trabalhadores da agricultura familiar”.
Quem também destaca a importância da feira na geração de negócios é a expositora Carmelita de Abreu, produtora de doces e licores da cidade de Janaúba. Segundo ela a Agriminas traz muitas oportunidades de venda e visibilidade para os produtos. “Essa é a quinta vez que participamos, e é fantástico. Não temos tanta oportunidade de vendas na nossa região e a feira nos dá essa chance”. Ela ressalta ainda o aprendizado obtido na feira, bem como a troca de experiências com outros expositores.
Outra pessoa que enxerga na feira uma oportunidade para aperfeiçoamento e melhoria dos produtos é a produtora Maria Vivalda, de Novo Oriente de Minas. Ela que participou da Agriminas pela primeira vez como expositora, vendendo artigos de artesanato, conta que a feira é uma maneira de adquirir mais conhecimento e contribuir, desta forma, com melhorias para a região. “Estou encantada e me faltam palavras para agradecer aos organizadores da Feira e ao Vilson da Fetaemg, tenho certeza que essa feira realizou o sonho de muitas pessoas, não tenho dúvidas”, finalizou a Sra. Vivalda.
Já o visitante Cléver Duarte, que participou da feira pela segunda vez, aponta a variedade de artigos o grande diferencial da feira. “É fantástico você reunir em apenas um lugar tantos produtos que caracterizam a cultura do nosso estado, desde comidas típicas até o artesanato”.