Margaridas mineiras preparadas para a Marcha das Margaridas

9 anos atrás

Minas Gerais se faz presente na Marcha das Margaridas 2015 como uma das maiores delegações do país, com cerca de três mil mulheres para marchar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, e apresentar propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres. De acordo a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), Alaíde Bagetto, a Fetaemg, por meio da Comissão Estadual das Trabalhadoras Rurais, ao mobilizar essa quantidade expressiva de mulheres trabalhadoras rurais de Minas mostra a organização das trabalhadores na luta pela melhoria da qualidade de vida no meio rural. “Esperamos fazer uma grande mobilização, para mostrar realmente que, com esta quinta marcha, nós queremos mesmo é mulher na política, é mostrar que a mulher pode ocupar o lugar que é dela de fato mesmo”, afirma.

Considerada a maior mobilização da América Latina protagonizada pelas mulheres do campo, a Marcha das Margaridas acontece nesta quarta-feira (12), em Brasília, com o lema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. A Marcha promete reunir, em Brasília, num total de 100 mil mulheres de todas as regiões do país.

Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, é importante lembrar sempre da grande participação feminina nas lutas do MSTTR e reforçar como são significativos os resultados obtidos pelas mulheres envolvidas no trabalho sindical. “A Marcha das Margaridas vem mostrar que com organização as mulheres do campo estão sendo capazes de escrever a sua própria história ao participar de decisões políticas de seu município ou de sua região. Hoje a participação das mulheres dentro do Movimento Sindical do Campo se iguala à participação dos homens. Estamos conseguindo despertar o interesse dessas trabalhadoras para questões políticas elevando a sua auto-estima e o seu poder de organização”, ressalta o presidente.

Marcha em tempo real
Pelo link www.contag.org.br/transmissao.php, os usuários poderão acompanhar em tempo real toda a movimentação e trabalhos realizados pelos participantes nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília.