O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, juntamente com a diretora de Políticas Sociais Maria Alves e a assessora Delza Novaes, participam nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, da Mostra “Previdência Social Rural, o alimento na sua mesa”. A Mostra é promovida pela Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar, com apoio da Contag.
O objetivo é, por meio da exposição de produtos da agricultura familiar de todo o Brasil, abrir uma reflexão junto aos parlamentares sobre a importância da manutenção dos direitos previdenciários dos trabalhadores e trabalhadoras que estão ameaçados pela PEC 287/2016.
O presidente da Fetaemg ressalta o protagonismo da agricultura familiar na geração de cerca de 80% dos alimentos, representando 84% de todas as propriedades rurais do País, e emprega pelo menos cinco milhões de famílias. Vilson reforça que é fundamental manter as famílias no campo e por isso, a manutenção dos direitos na Previdência Social é a garantia da permanência dessas famílias no meio rural.
“Por entender a importância da Agricultura Familiar para o Brasil e para mundo é que estamos sensibilizando e ao mesmo tempo reivindicando através da Mostra “Previdência social rural, o alimento na sua mesa”, a manutenção das regras atuais da Previdência Social no que se refere aos rurais”. Afirma o presidente da Contag Alberto Ercílio Broch.
Todo o conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) ainda aproveita a Mostra para lembrar as duras consequências caso sejam alteradas as regras atuais referente aos rurais, como o aumento do êxodo rural, principalmente da juventude, o que compromete a sucessão rural; diminuição da produção de alimentos saudáveis e com variedade e; a “morte” do comércio nos pequenos e médios municípios, que têm sua economia atrelada ao dinheiro que circula sobretudo da aposentadoria dos homens e mulheres do campo.