Fetaemg promove visita técnica a projeto de conservação das águas em Extrema (MG)

9 anos atrás

Sempre buscando proporcionar aos dirigentes sindicais e agricultores familiares a oportunidade de aprender novas técnicas e métodos para aplicação em áreas rurais, a Featemg promoveu nos dias 15 e 16 de julho visita técnica no município de Extrema (MG), sede do premiado projeto Conservador de Águas.

Por meio dele, a Secretária de Meio Ambiente do município já recuperou de quase seis mil hectares de área degradada com o plantio de mais de 745 mil mudas de árvores nativas da região. Além de buscar aumentar a cobertura vegetal nas sub-bacias hidrográficas e implantar micro corredores ecológicos, o Conservador das Águas garante a sustentabilidade sócioeconômica e ambiental dos manejos, realizando o pagamento monetário aos produtores participantes, desde que sejam cumpridas as metas preestabelecidas. Vale lembrar que a região é responsável pelo abastecimento de 56% da área metropolitana de São Paulo.

Atualmente, 150 famílias participam do projeto, ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais de incentivo a praticas ecológicas, cujo o investimento de entidades governamentais e privadas até o momento foi de R$ 3 milhões. Além da recuperação das nascentes, a secretaria realiza a melhora das estradas de acesso, promove o abastecimento e saneamento ambiental das propriedades (biodigestor e fossa séptica) e coleta seletiva de lixo.

São consideradas aptas propriedade a partir de dois hectares. Agora, a prefeitura está adquirindo terras e propriedades que têm grande potencial de captação, por meio do ICMS ecológico, pra evitar chacreamento. Assim, ela transforma estes espaços em parque e área de APP.

Além da visita ao Conservador das Águas, os integrantes da comitiva conheceram de perto a fábrica Aqualimp, responsável pela produção de biogestores e caixas dáguas, especializada em armazenamento e tratamento de água, e a destilaria Empyreo. Mais uma iniciativa que denota a preocupação da Fetaemg em sempre ampliar o conhecimento e promover o desenvolvimento dos agricultores rurais do estado.