Aconteceu nesta sexta, 29/01, a colação de grau dos formandos da Turma de Ciências Sociais e Humanas do Curso de Licenciatura em Educação do campo, da UFMG. A cerimônia foi realizada no auditório Neidson Rodrigues, na Universidade, e a comemoração festiva da formatura, no Centro de Estudos Sindicais da Fetaemg.
O curso tem foco na formação e habilitação de profissionais para atuação nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo. Uma das inovações da Licenciatura em Educação do Campo refere-se à determinação de sua matriz curricular de desenvolver estratégias multidisciplinares de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em quatro áreas do conhecimento: Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura); Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Agrárias.
A FETAEMG, ao defender esta bandeira e realizar parcerias com universidades, tem feito com que as universidades se abram para outros cursos de graduação que atendam a população do campo nas suas especificidades, expandindo para a oferta de ciências agrárias entre outras necessárias para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Assim, tem ajudado a construir estratégias para que a política pública de educação do campo e as demais políticas para o campo, sobretudo, a reforma agrária, o fortalecimento da agricultura familiar e a sucessão rural cheguem a quem é de direito e promova condições dignas de viver e permanecer no campo.