A Fetaemg, em parceria com a Emater-MG, realizou nesta segunda-feira (15.02) no Centro de Estudos Sindicais, em Belo Horizonte, reunião técnica para debater questões relativas à emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O encontro também reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Funai, Fundação Cultural Palmares, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Crediminas.
Participando da mesa de abertura do evento, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, informou que o objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas e debater as dificuldades na emissão da DAP, destacando o quanto este documento é importante identificar e qualificar os trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas formas associativas organizadas em pessoa jurídica.
A DAP é o principal documento para o acesso a qualquer uma das linhas de crédito rural pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além dos agricultores familiares, são beneficiários da DAP: assentados de reforma agrária, pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores, aquicultores, quilombolas e indígenas.