O diretor do Polo Regional Noroeste, José dos Reis, participa nesta segunda feira, em Brasília, do lançamento do Plano Safra 2014/2015 para a agricultura familiar. Serão disponibilizados para custeio e investimento 24 bilhões de reais. O montante é 14% superior ao que foi liberado na safra passada. Durante a solenidade de lançamento do Plano Safra serão anunciadas também novas medidas para alavancar a agricultura familiar.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva diz que a realidade mostra que os agricultores ainda não estão conseguindo ter acesso ao crédito, em muitos casos, pelo excesso de burocracia nos Bancos. Vilson ressalta que, além do crédito, o agricultor precisa ter assistência técnica para saber usar bem os recursos, sem correr risco de se endividar. “Só em Minas Gerais, nós temos mais de 426 mil de pequenos produtores, e tem agricultores que ainda desconhecem o Pronaf. É preciso que os recursos cheguem a todos os agricultores que necessitam”, explica.
Também participam da solenidade, agricultores familiares do Estado mobilizados pela Fetaemg. O presidente, Alberto Ercílio Broch e secretários da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), também marcam presença no evento.