O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva se reuniu, nesta terça-feira (21/7), com representantes da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), na sede da entidade, em Belo Horizonte. Na pauta, discussões e propostas para alinhamento do Regimento Interno do grupo, que tem como objetivo trabalhar a organização das mulheres no meio rural, e a mobilização das comissões regionais para a 5ª Marcha das Margaridas, agendada para agosto.
Para o presidente, é importante lembrar sempre da grande participação feminina nas contribuições dos STRs do estado e reforçar como são significativos os resultados obtidos pelas mulheres envolvidas no trabalho sindical.
Além dele, participaram a coordenadora da CEMTR, Alaíde Bagetto, e a representante da CTB Nacional, Kátia Gaivoto, que ressaltou a imprescindível maior paridade de gênero nas representações sindicais e nas políticas públicas.
Marcha das Margaridas
Considerado a maior mobilização da América Latina protagonizada pelas mulheres do campo, a Marcha das Margaridas será realizada em dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. O evento promete reunir 100 mil participantes para protestar contra as desigualdades sociais, denunciar todas as formas de violência, e apresentar propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres.
Além da criação da pauta de reivindicações que será apresentada aos governos, segundo a coordenadora da CEMTR, Alaíde Bagetto, a intenção da Marcha é também iniciar um diálogo com o Governo do Estado, buscando-se assim avançar em algumas questões, como por exemplo, a implantação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Os Polos Regionais Fetaemg já estão realizando credenciamento dos participantes de STRs, bastando procurar um destes locais na região de atuação para se inscrever e conhecer a programação oficial. Por se tratar de uma ampla mobilização social, outros membros da sociedade civil podem fazer a inscrição pelo endereço www.contag.org.br/inscricoes.php até as vésperas do evento.