A tecnologia de fabricação de derivados do leite: queijos e iogurtes, por exemplo, pode ser vista na AgriMinas, que já entra em seu terceiro dia de realização, e bate recorde de visitantes. A tecnologia está sendo mostrada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A miniusina Via Láctea está mostrando o funcionamento de uma mini-indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Por meio de um estande de vidro, o público poderá acompanhar o passo-a-passo de todo o processo de produção de laticínios em pequena escala.
A mostra serve também para o agricultor entender mais sobre o processo de fabricação de produtos lácteos e assim ter uma ideia do funcionamento de uma indústria e, a partir daí, implementar seu próprio negócio.
Ao final do processo, o visitante pode degustar os produtos e receber informações de técnicos da Epamig sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.
Durante a Agriminas, a previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite.
A AgriMinas funciona neste sábado de 11 às 22 horas. O valor do ingresso é R$5,00.