Baixo e Médio Jequitinhonha participam de Formação Sindical da Fetaemg

9 anos atrás

A Fetaemg realizou entre os dias 16 e 18 de maio mais um curso de Formação Sindical, em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha. Dirigentes de 25 Sindicatos da região participaram do evento, que teve por objetivo promover uma formação política para ampliar a mobilização sindical e despertar a consciência de que é pela luta e pela união que os trabalhadores ganham força.

Na abertura do evento, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destacou que a formação é muito importante para que os trabalhadores tenham consciência da luta e do poder que o movimento sindical possui. O presidente também comentou o atual contexto político do país e reforçou que, mais do que nunca, é o momento de os trabalhadores irem à luta. “Esse é o momento do Movimento mostrar a cara. É o momento do Sindicato conversar com a base. Se não fizermos isso de maneira organizada, o governo vai fazer a reforma que ele quiser, e não só na previdência. Nós do campo temos que nos unir para garantir nossos direitos. O maior legado que podemos deixar é o que fazemos para melhorar o Brasil. ”

Durante os dois dias de evento, os dirigentes participaram de palestras e discussões, onde puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o Movimento e força sindical de maneira ampla. No primeiro dia, José Lacerda, assessor sindical da Fetaemg, falou sobre Organização Sindical e sua importância para a luta dos trabalhadores rurais. Também discutiu os principais problemas enfrentados e as reivindicações do movimento. Lacerda ainda deu uma aula sobre o processo eleitoral nos Sindicatos, onde explicou todos os procedimentos para a realização da eleição de dirigentes. Em seguida, Marcos Nunes, diretor de Política Agrícola da Fetaemg, falou sobre Trabalho e Trabalhador. Por meio de uma dinâmica de grupos, definiu junto aos participantes os conceitos de trabalho, mais valia e sociedade capitalista. Fez também uma abrangente explanação sobre as relações de trabalho e a luta de classes.

No segundo dia, o formador e também presidente do STR de Itaobim, Marcelo Pereira, abordou o tema Comunicação como ferramenta estratégica para a comunicação sindical. Ele explicou aos presentes a história do rádio e TV, o surgimento da imprensa e como esses meios podem ampliar a visibilidade e a força do Movimento Sindical. Já na parte da noite, os participantes do curso assistiram ao filme “Uma história de amor e luta”, que foi debatido pela assessora de formação sindical da Fetaemg, Josefina Baetens.

A secretária nacional do Centro de Estudos Sindicais – CES e também secretária geral adjunta da Central de Trabalhadores do Brasil-CTB, Kátia Gaivoto, discorreu sobre dois temas: História da luta do campo e Sindicalismo e Trabalhador Sindicalizado. Ela abordou o contexto no qual os sindicatos foram criados, dificuldades e o perfil e o posicionamento que os sindicatos devem assumir perante a sociedade e o governo, para combater a exploração e a perda dos direitos que afetam os trabalhadores do campo.

Para a coordenadora do Polo Baixo e Médio Jequitinhonha, Maria das Graças Pinheiro, a formação é necessária, pois ainda existe muita falta de preparo e também de informação para muitos dirigentes e funcionários. “O curso é também uma formação política. É uma formação que vai auxiliar os dirigentes e funcionários a pensar com mais clareza e com isso, desenvolver um trabalho melhor, ” afirma.