Agriminas 2012 mostra a agricultura familiar com perfil de mercado

12 anos atrás

Agricultores familiares de diversas regiões do Estado, autoridades e lideranças do setor agrícola participaram na quinta (5), da solenidade de abertura da 7ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas -, na Serraria Souza Pinto, na capital mineira.  A feira prossegue até o domingo (8), apresentando a diversidade, a riqueza da produção familiar e seu potencial produtivo para o abastecimento da população. Participam 125 empreendimentos familiares representando todas as regiões de Minas. Nos estandes, um leque variado de produtos, do arroz, feijão, fubá e café, às hortaliças, frutas, queijos, doces, cachaças e artesanato

A Agriminas é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Minas Gerais (Fetaemg) e, neste ano, conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Da subsistência ao mercado – O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, reafirmou no seu discurso a importância da feira como instrumento eficaz para reforçar a representatividade da agricultura familiar na produção agrícola nacional. Para o dirigente, a realidade atual mostra que a agricultura familiar deixou de ser uma atividade de subsistência para ser um importante agente no abastecimento das cidades. A fala de Silva tem amparo nos indicadores do IBGE que revelam que a agricultura familiar responde pelo fornecimento de cerca de 70% dos produtos da cesta básica dos brasileiros. Vilson Luiz ressaltou ainda a função agregadora da feira. “A Agriminas cumpre também o papel de organizar os agricultores em associações, vencendo as barreiras do individualismo para trabalhar em coletividade. Reunimos nesta edição 125 empreendimentos, que envolvem cerca de quatro mil famílias”, destacou.  “Estamos conseguindo minimizar a evasão do trabalhador do campo, melhorando sua qualidade de vida, com políticas públicas eficientes que permitem ao agricultor trabalhar e viver onde nasceu. A agricultura familiar está na pauta do dia, discutindo um modelo de produção sustentável, melhorando a expectativa de vida das famílias”, completou Vilson.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag),  Alberto Ercílio Broch, confirmou na sua fala que a Agriminas já está no calendário dos grandes eventos de Minas e que a mesma coincidiu com o lançamento, pelo governo Federal,  do Plano Safra  Agricultura Familiar na quarta (4), em Brasília. “Com o Plano Safra teremos melhoramentos em todos os níveis, além das linhas de crédito. Os sindicatos e associações precisam organizar os agricultores, para que eles tenham acesso a essas políticas, fortalecendo a agricultura familiar em sua segurança e na soberania alimentar”, afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, representando o governador Antonio Anastasia, disse que a Agriminas constitui “uma das  melhores e mais bem organizadas feiras de agricultura familiar do Brasil” e que, a cada ano, a mesma “tem superado as expectativas e agradado a todos que por ela passam”. Para o secretário, “a receita desse sucesso se deve, além da enorme capacidade de organização e do empreendedorismo da Fetaemg, ao árduo trabalho dos agricultores familiares, que trazem à capital as mais variadas delícias e iguarias do campo”. Nascimento lembrou que o Governo de Minas, por meio da Seapa, sobretudo a partir da criação da Subsecretaria de Agricultura Familiar, em 2011, tem intensificado, de forma bastante significativa, as políticas públicas de alcance da agroindústria familiar.

A Agriminas conta com o apoio da Contag, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Central dos Trabalhadores do Brasil, Banco do Brasil, Conspiração Gastronômica, Emater-MG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Governo Federal.

VII Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas

Data: até domingo, 8 de julho de 2012

Local: Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte

Horários de abertura: sexta-feira (6) 14h

sábado (7) – 11h

domingo (8) – 8h

O valor do ingresso é R$ 5,00