Em tempos de ameaça aos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais, a Fetaemg dá continuidade a realização dos encontros regionais de educação do campo. Neste sentido, foi realizado no dia 20 de junho de 2016 em Teófilo Otoni, vale do Mucuri, o Encontro Regional de Educação do Campo, cumprindo a deliberação do último Congresso Estadual e do II Encontro Estadual de Educação do Campo.
O Encontro teve o firme propósito de debater a atual conjuntura política, convocando aos Sindicatos (STTR’s) à luta e reafirmando o quanto é importante permanecer na resistência e executar ações estratégicas, no qual, o campo e suas populações não sejam mais silenciados. Dentre as pautas, foram discutidos a instabilidade política, a situação atual da educação do campo, bem como práticas e diretrizes educacionais.
Para a diretora de políticas sociais da Fetaemg, Maria Alves, os debates são necessários para garantir a defesa e a ampliação da educação nos municípios. “A Fetaemg tem a proposta da educação como um todo dentro da sua bandeira de luta. O nosso objetivo é que o debate sobre a educação do campo se amplie, para garantir a inclusão da educação nas escolas municipais e também garantir a inserção nas políticas públicas voltadas à educação.” Afirmou.
Estiveram presentes representes de STTR’s da região, da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni, UFVJM, IFNMG, EFA’s, Estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM e UFV e Representantes do legislativo e executivo da região