Por meio da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, a Fetaemg vem realizando no Estado uma série de encontros com o objetivo de debater com os jovens e dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais a reestruturação das comissões regionais e a ampliação das comissões municipais. “O principal planejamento da comissão é trabalhar a organização da juventude em todo o Estado e o papel das comissões regionais é fazer a articulação junto com as bases, com o objetivo de ampliar as comissões municipais nos Sindicatos, para assim, criarmos uma rede”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens, Marilene Faustino. A coordenadora explica ainda que a principal meta é chegar às comissões municipais, porque é aí que está a base da juventude, e por isso, é fundamental trabalhar essa organização. Mesmo assim, ela reconhece que atualmente é bem significativa a participação dos jovens no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Já aconteceram no Estado dois encontros regionais em Teófilo Otoni e Governador Valadares, reunindo em torno de 200 jovens e dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais das regiões do Mucuri e do Rio Doce.
Os próximos encontros acontecem nos dias 17 e 18 de julho, em Itaobim, reunindo Sindicatos da região do Baixo e Médio Jequitinhonha; dia 23/07 em Guanhães, região do Alto Rio Doce; 30 e 31/07 em Turmalina com representantes dos STRs do Alto Jequitinhonha; e por último no dia 15 de agosto, em Muriaé, Polo Regional da Zona da Mata.
Além da Coordenação Estadual de Juventude Rural, a Fetaemg atua no Estado por meio das Comissões Regionais, no total de 12 Comissões, sendo uma em cada Polo Regional.