Dia Nacional da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados reforça sentimento de luta por um país mais justo

8 anos atrás

idoso com chapeuNo dia 24 de janeiro é comemorado em todo o país o Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos Aposentados. Neste ano, especialmente,  a data requer mais atenção. É que a previdência, uma das grandes conquistas dos trabalhadores, vem sendo alvo do governo Temer, que através da PEC 287, planeja alterar as regras da aposentadoria, prejudicando as classes mais pobres para favorecer somente a uma classe minoritária composta por grandes políticos, empresários e banqueiros.

Cabe a nós, trabalhadores do campo e da cidade, lutar pela lisura, pela transparência na condução dos principais problemas do país. Isto porque, é perceptível que a reforma previdenciária não está sendo tratada com a devida preocupação e com o respeito que os brasileiros merecem. O governo de Temer quer simplesmente prejudicar o trabalhador em benefício próprio, e para isso, alega que existe um déficit, um rombo, que os gastos da previdência estão prejudicando a economia do país. Falácia. Dados da Associação Nacional dos Fiscais da Receita Federal (Anfip), do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e do estudo da Dra. Denise Gentil, economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, alertam que enquanto os economistas do governo federal apontam em 2015 um déficit de R$ 85 bilhões, no mesmo ano, as planilhas da Anfip anunciaram um superávit de R$ 24 bilhões. Recentemente o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), emitiu uma nota técnica onde afirma que, se aprovada, a reforma vai restringir o direito à aposentaria, condenando a maior parte dos brasileiros.

Por tudo isso, a Fetaemg é contra e vem trabalhando para que a PEC 287 não seja aprovada. O presidente Vilson Luiz da Silva, juntamente com a diretoria, está mobilizando todos os trabalhadores e trabalhadoras através dos Sindicatos, conscientizando-os sobre a importância de se manifestar contra as propostas assustadoras do governo, que pairam sobre todos nós e ferem nossa dignidade. Lutar contra a reforma previdenciária é lutar por um futuro, onde pessoas que trabalharam durante toda a vida possam envelhecer com dignidade, tendo acesso à saúde, lazer, moradia e todo tipo de assistência. Lutar contra a reforma é lutar por um país mais justo, onde os direitos humanos sejam respeitados.

Junte-se à nós, diga não à reforma da previdência!

Origem da data:

A data foi criada em homengem à  Lei Elói Chaves, criada em 24 de janeiro de 1923, que é considerada a primeira lei destinada a previdência social no Brasil.
Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.
Por esta razão também é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados, que foi instituído oficialmente através do decreto de lei nº 6.926/81.