Na última sexta-feira (24/06), o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, participou do Seminário de Educação do Campo, em Montes Claros.
Na ocasião, o presidente fez uma análise de conjuntura, destacando a mobilização feita no dia 16 em Brasília contra o fim do MDA e o Ministério da Previdência Social, e também contextualizou a educação do campo e seu papel estratégico na implementação de um projeto de campo, de sociedade e de educação protagonizado pela classe trabalhadora deste país.
O seminário fez parte do Tempo Comunidade, parte do curso Licenciatura em Educação do Campo (Licena) da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com a Fetaemg e STTRs.
No evento, que teve o apoio da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, foram debatidos importantes temas em relação a escola do campo e seus desafios, bem como o plano de atendimento que a Superintendência fará junto às escolas municipais e estaduais na região.
Estiveram presentes também a assessora de educação do campo da Fetaemg, Ellen Vieira, a coordenadora da comissão estadual de jovens da Fetaemg, Marilene Faustino, representantes da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, CAA, Unimontes e professores e alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena/UFV).
Tempo Comunidade:
O Tempo Comunidade consiste em um período onde o estudante aplica em sua comunidade os conhecimentos adquiridos no Tempo Escola, em sala de aula. Em conjunto, os dois tempos constituem a metodologia de ensino de alternância, que tem por objetivo promover o ensino superior sem que o jovem tenha que deixar o campo para estudar.