Representantes de trabalhadores rurais dos Estados Unidos visitam a Fetaemg para conhecer de perto as ações da entidade em Minas Gerais

13 anos atrás

Ações da Fetaemg no Estado que têm contribuído pela melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no meio rural motivou a visita, nesta quarta-feira (8), de um grupo formado basicamente por sindicalistas da Califórnia, nos Estados Unidos, para conhecer de perto esses resultados, especialmente na área trabalhista e na organização da produção dos agricultores familiares. O país ainda enfrenta inúmeras dificuldades para garantir os direitos e melhorar as condições de vida dos trabalhadores rurais. “Estamos tentando conhecer mais a realidade do trabalhador rural em fazendas de café para sabermos como podemos desenvolver e trocar ideias para poder criar algo que lá nos Estados Unidos ainda é bastante precário”, esclarece o diretor da Fair Trade, Organização que trabalha pelo Comércio Justo no país.

Nos Estados Unidos os trabalhadores rurais não encontram quase ou nenhum amparo em leis que garantam melhores condições de trabalho, isso porque a legislação é precária nos que diz respeito à relação entre empregador e empregado. Cerca de 90% dos trabalhadores são migrantes que saem do México para trabalhar no país e vivem de forma clandestina, o que dificulta ainda mais a aplicação de leis trabalhistas.

O presidente Vilson Luiz ressaltou a organização dos agricultores em Associações e Cooperativas como forma de possibilitar o aumento da produção, melhorar a qualidade dos produtos, sem a exploração da mão de obra do trabalhador. Vilson falou também da luta da Fetaemg em relação aos assalariados rurais, que em muitos casos, ainda convivem com o trabalho escravo e com o descumprimento das leis trabalhistas.

O encontro serviu também para trocar ideias sobre a implantação de um selo, o Fair Trade que poderá certificar como comércio justo a produção do café que é exportado para os Estados Unidos. Para isso o grupo visitou lavouras de café em Alfenas, no Sul do Estado, para conhecer de perto a situação dos trabalhadores rurais.