Lideranças sindicais reuniram-se em Paracatu, entre os dias 15 e 16 de junho, para debaterem sobre a Política Nacional da Terceira Idade, com o objetivo de trabalhar a organização dos Sindicatos para que possam promover e fortalecer as políticas públicas para a terceira idade. “Temos como meta construir as diretrizes da Política Nacional da Terceira Idade no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Para isso vamos debater sobre saúde, previdência social e políticas sociais, por exemplo. Temos também o objetivo de construir uma plataforma política da terceira idade na Fetaemg e Sindicatos”, explica a diretora de Políticas Sociais da Fetaemg, Maria Alves de Souza.
Esse é primeiro de dez encontros que irão acontecer nas regiões. A meta, segundo Maria Alves, é também garantir que seja implementado na região o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, ressalta que os aposentados têm uma forte representatividade no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e são pessoas com uma vasta experiência de vida e que têm muito que contribuir para o fortalecimento das ações sindicais. Por isso é importante aproveitar o momento para debater junto com a base ações que possam de fato oferecer melhor qualidade de vida para a categoria.
De acordo com a secretária Nacional da Terceira Idade/Contag, Lúcia Moura, esse encontro em Minas Gerais faz parte de um conjunto de atividades que a Contag, junto com as Federações e os Sindicatos, estão promovendo com a proposta de ouvir as bases para construir as diretrizes da Política Nacional da Terceira Idade.
O Encontro, promovido pela Fetaemg, tem parceria com a Contag e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar,-MG).