Delegação da Fetaemg participa da Rio+20

12 anos atrás

Aproximadamente de 100 representantes da Fetaemg, incluindo o presidente Vilson Luiz e a coordenadora Estadual da Comissão de Mulheres, Alaíde Bagetto, participam da Rio+20. A Conferência aborda como um dos principais temas a segurança alimentar e o presidente Vilson Luiz terá participação, abordando a importância da agricultura familiar na geração de alimentos de forma sustentável.

As trabalhadoras rurais também estão tendo seu espaço na Rio+20. Juntamente com juntaram mulheres do movimento negro, feministas, lideranças afro-religiosas, militantes de todo o país e do mundo inteiro marcharam pelas ruas do Rio de Janeiro na manhã dessa segunda (18/06) Contra a Mercantilização da Vida, saindo do Aterro do Flamengo até o centro da cidade. Minas Gerais enviou uma comitiva com 45 mulheres.

 O ato integrou a agenda da Cúpula dos Povos, um encontro da sociedade civil autônomo, que acontece em paralelo à realização da Rio+20. Desde o último dia 15 cerca de 300 militantes debatem e participam de atividades preparatórias para as chamadas Plenárias de Convergência e para as Assembleias dos Povos da Cúpula dos Povos. Entre os temas discutidos: Nosso Corpo, Nosso território; Direitos das Mulheres; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Racismo Ambiental, Violências e Injustiças nos Territórios, Impactos das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais e as Lutas de Resistência nas Comunidades.

 O objetivo da Rio+20 é reunir líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos para debater sobre a redução da pobreza, promovendo a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.