Representantes da Fetaemg debatem, em conferência, propostas para consolidar a assistência técnica aos agricultores

13 anos atrás

Teve início nesta terça-feira (13/03), em Belo Horizonte, a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que tem como objetivo elaborar propostas para consolidação e alinhamento da política de assistência técnica e extensão rural no estado. O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, esteve na solenidade de abertura e enfatizou a necessidade de ampliar o número de técnicos na Emater/MG para atender agricultores familiares e assentados da reforma agrária. “Com essa Conferência queremos também possibilitar uma integração maior entre Sindicatos e Emater/MG, para que possam efetivamente aplicar as políticas públicas para a agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária.”

A universalização à assistência técnica de qualidade na agricultura familiar foi o principal ponto ressaltado durante a abertura da Conferência. De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, Minas Gerais, que possui cerca de 440 mil estabelecimentos de agricultura familiar e 720 mil agricultores familiares, ainda enfrenta algumas dificuldades que precisam ser superadas. Entre os desafios está a ampliação do número de técnicos da Emater/MG e melhoria dos equipamentos utilizados, para que os técnicos consigam chegar a todas as propriedades rurais.

Participam da Conferência 20 representantes da Fetaemg e de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que juntamente com técnicos envolvidos com o trabalho de extensão rural no estado e representantes da sociedade civil e órgãos governamentais  irão debater durante os três dias da Conferência propostas de ampliação e melhoria da assistência técnica prestada aos agricultores. As propostas aprovadas serão apresentadas na 1ª Conferência Nacional de Ater, em Brasília. Também serão eleitos os delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional.

Entre os temas discutidos estão o papel da assistência técnica e extensão rural no desenvolvimento rural sustentável; na diversidade da agricultura familiar e redução das desigualdades. Também serão abordadas a gestão, o financiamento, a demanda e oferta de serviços de Ater, além da metodologia de extensão rural.

A Conferência Estadual de Ater está sendo realizada pela Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento de MG, Fetaemg, entre outras entidades.