Começa nesta terça-feira (03), em Sarzedo-MG, o Festival Estadual da Juventude Rural, promovido pela Fetaemg com o objetivo de fazer um debate sobre o acesso da juventude às políticas públicas dos governos, especialmente sobre o protagonismo da juventude no meio rural. “Por meio dos debates pretendemos também fazer com o conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais reconheça a importância da juventude na luta do MSTTR e principalmente, que os governos reconheçam o direito da juventude em permanecer no campo com qualidade de vida,” explica a coordenadora da Comissão Estadual de Juventude Rural da Fetaemg, Marilene Faustino.
O evento acontece também com o propósito de preparar os jovens para o Festival Nacional da Juventude Rural, 27 a 30 de abril, em Brasília, com a expectativa de receber cinco mil jovens do Brasil e de países da América Latina. Já no Festival Estadual a expectativa é que participem cerca de 400 jovens de todas as regiões do Estado.
De acordo Marilene Faustino, um dos desafios é fazer com que o jovem tenha qualidade de vida no meio rural, com acesso irrestrito às políticas públicas e que a juventude seja reconhecida e valorizada, não apenas pelas atividades produtivas que desenvolve, mas enquanto sujeito que tem um papel fundamental no desenvolvimento do meio rural.
A coordenadora explica ainda que um dos focos dos debates será para a sucessão rural, um desafio que vem sendo apresentado ao MSTTR, já que muitos jovens largam o campo para viver na cidade à procura de maiores oportunidades, tanto no campo profissional, quanto no lazer.
A abertura do Festival está programada para as 09:00 horas. Em seguida, uma mesa de debate, abordará o tema: “Campo, sujeito e identidade, juventude rural em Minas Gerais e no Brasil, Previdência Social e Gestão Sindical.” Os debates serão coordenados pelo presidente Vilson Luiz da Silva, pela diretoria de Políticas Sociais Maria Alves e pela coordenadora da Comissão Estadual de Jovens da Fetaemg, Marilene Faustino.
Também está previsto para o período da tarde, o lançamento da Marcha das Margaridas sob a temática “A Juventude também Marcha.”
No segundo dia do Festival, estão programadas oficinas temáticas sobre educação do campo; cooperativismo; terra, água, agroecologia; reforma agrária e sucessão rural; saúde, música, cultura e comunicação. Acontecem também competições entre os jovens em modalidades esportivas, como futebol, natação, peteca, sinuca, dentre outras.
O evento termina na quinta-feira (05) com elaboração de uma carta para ser entregue ao Governo Estadual chamando a atenção para necessidade de construir uma plataforma de debate sobre políticas públicas para juventude rural. “Pretendemos também construir dinâmicas de participação ativa da juventude dentro do MSTTR, tomando como base os Sindicatos de Trabalhadores Rurais”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens.